A surpreendente força do sol em nossa pele

 

Todo mundo já sabe que o sol danifica a pele, certo?  Excesso de raios ultravioleta do sol tem sido também associados ao envelhecimento prematuro da pele, mais rugas e aumento do risco para câncer de pele.

Uma foto  foi publicada em uma edição recente da revista New England Journal of Medicine e impressiona como o sol pode fazer mal. Trata-se deum caminhoneiro de 69 anos de idade que tem estado na estrada por 28 anos e acumulou muita exposição a radiação ultravioleta A (UVA).

A condição do homem é chamada de dermatoheliosis unilateral e sua pele foi engrossando gradualmente ao longo dos últimos 25 anos.

Os raios UVA passam através das nuvens e vidro da janela para penetrar as camadas da pele. De acordo com o jornal, a exposição UVA crônica pode resultar em espessamento de camadas superiores da pele, a epiderme e camada córnea, bem como a destruição das fibras elásticas. O motorista do caminhão teve o impacto do dano no lado esquerdo de seu rosto porque este lado estava mais exposto enquanto dirigia.

Especialistas achavam que apenas radiação ultravioleta B (UVB) causavam queimaduras solares, mas  pesquisa recente sugere raios UVA podem danificar o DNA em camadas mais profundas da pele, aumentando o risco de se tornarem cancerosas.

Consideramos importante esse artigo para nos alertar e lembrar da necessidade contínua de se proteger do sol ativamente com filtros, chapéus e sombra.

Leave a comment